TPM para mulheres e homens que as amam

AQUILO
AQUELAFASE

AQUELACOISA
AAAAARGHHH

TPM

Brigou com o filho, deu um passa-fora no marido, despediu a empregada, jurou ódio mortal à melhor amiga e correu à janela para se jogar. Nesse exato momento sentiu um molhadinho entre as pernas, rumou para o banheiro e não deu outra: menstruada!
Ufa. Tudo superado.
Era só TPM.

Claro que nem todo mundo sente a tensão pré-menstrual com tanta ênfase, e há as que nem sentem. Quem sofre mais são as estressadas, as mais velhas e as que têm mais estrogênio circulando: gordinhas, ioiô (engordando e emagrecendo o tempo todo) e as que vivem com o intestino preso (quando as fezes se acumulam no intestino, o estrogênio contido nelas, que o fígado degradou e tratou de eliminar, é reabsorvido pelo sangue).

Como isso chega a acontecer? Na primeira fase do ciclo menstrual o óvulo está se preparando para deixar o ovário rumo ao útero. Se a fecundação não acontece entramos na segunda fase, que leva à menstruação. Ou seja, o período acumula toda a tensão de um movimento que não deu em nada, e a menstruação vai limpar o útero de um sangue que não serve mais. Não é nada parecido com a exuberância de uma primavera e um verão, tem os tons mais sóbrios e fechados de um outono e um inverno. A situação sugere recolhimento e repouso, como em qualquer fim de ciclo.

Que tipo de TPM você pratica?

Bruxa, Monstra, Neurótica, Comilona ou Pluriapta?

Não se preocupe, todos os tipos têm algo em comum: melhoram completamente com uma dietinha, uns exerciciozinhos e uns suplementinhos.

dietinha é bom

É aquela mesma que a gente adora. Bem variada e rica em cereais integrais, feijões, vegetais e frutas. Muita salada verde temperada com azeite de oliva e limão. Pouca gordura. Pouco sal. Pouco volume de comida. Porções mínimas de carnes, aves, ovos, peixes e queijos. Porções minúsculas de doces, e nada de aperitivos salgados, carnes defumadas, picles ou alimentos preparados na brasa do carvão.

mas não morra de fome!

Fazer dieta, aqui, não pode significar privação.
Regimes de poucas calorias são fatais para quem sofre de TPM. Isso porque o organismo reage diminuindo sua taxa metabólica, isto é, desacelerando a queima de nutrientes do mesmo jeito que a gente desacelera um automóvel para gastar menos gasolina. Desacelerada e impedida de cometer seus pecadinhos diários, a pessoa sente que não é a mesma. Que está mal, passando fome, e está. E já não se reconhece. Aí dá uma angústia que vai indo, vai indo e de repente a joga de cabeça nos sorvetes, biscoitos, doces e massas – sem falar no chocolate.

Chocolate e magnésio são interligados; uma ânsia incontrolável por chocolate pode estar mostrando deficiência de magnésio, em que o cacau é relativamente rico, mas não a ponto de servir como remédio, infelizmente…

Faça cinco pequenas refeições ao longo do dia para resolver o problema. Por exemplo: deixe para comer frutas nos lanches da manhã e da tarde. Ou, se você prefere comer frutas em jejum, deixe o sanduíche para o meio da manhã.

Ficar comendo açúcar faz desperdiçar cálcio, magnésio e vitamina B no processo metabólico. Açúcar em excesso (e o que é excesso varia de pessoa para pessoa) produz sintomas de hipoglicemia e conseqüentemente ansiedade, depressão e desejo de mais açúcar.

ÁLCOOL também provoca hipoglicemia e deveria ser evitado, ao menos na segunda fase do ciclo.

SAL força a retenção de líquidos, inclusive nos seios, provocando edema generalizado e sensação de peso.

CAFEÍNA aumenta a tensão e a sensibilidade, agrava a hipoglicemia e chateia o fígado, que já pode estar pra lá de chateado nessa ocasião.

Comer alimentos ricos em fibra é fundamental para auxiliar a eliminação das fezes, e do estrogênio junto com elas.

Reduzir óleo, manteiga, margarina e carnes diminui também a necessidade de sal e alivia o trabalho do fígado. Tem mais: tanto o açúcar quanto a gordura podem aumentar a produção de estrogênio!

suplementinhos

Incluem cálcio, vitamina B6 e magnésio. Foi verificado que o sangue tem menos cálcio dez dias antes da menstruação, o que basta para deixar qualquer uma nervosa e tensa, já que o cálcio acalma. A vitamina B6, piridoxina, está quase sempre faltando e nunca é demais, que dirá nessa fase. E a ausência de magnésio nas células, quase sempre constatada na TPM, prejudica o equilíbrio delas, atrapalha a ação do cálcio e dá aquela vontade danada de comer chocolate.

Os suplementos têm se mostrado eficazes para tratar a TPM nas seguintes doses (não tome sem supervisão médica, isto aqui é só uma informação!):
50 a 100 mg de vitamina B6, piridoxina, tomados com complexo B;
600 a 800 mg de citrato de magnésio; 1.000 mg de citrato de cálcio.

Outros suplementos indicados são os que contêm ácidos graxos essenciais, como os ácidos linoleico, gamalinoleico e araquidônico. O óleo de prímula, em doses de 1.5 g duas vezes ao dia e associado à B6, tem se mostrado muito eficiente em casos difíceis de TPM. Especificamente contra edemas, ginkgo biloba em extrato sólido, tomado em doses de 40 mg três vezes ao dia, tem o poder de contrair os minúsculos capilares sanguíneos através dos quais os líquidos vazam para os tecidos. Contra depressão, choro e memória fraca têm sido usados dois a seis gramas diários de tirosina, aminoácido que ajuda a controlar a depressão e o apetite estimulando as funções cerebrais.

exerciciozinhos

Uma caminhada de uma hora por dia, num passo apertado que deixe você ligeiramente ofegante, já é o suficiente. Oxigena o sangue e o cérebro, tonifica os músculos, fortalece os ossos, lubrifica as articulações, estimula o funcionamento do intestino, melhora o metabolismo durante o dia inteiro e ajuda a perder as gordurinhas. Tá bom ou quer mais? OK, então ande duas vezes por dia, de manhã e à tarde, ou invente outra coisa: bicicleta, natação, dança, tênis, peteca…

chás, ervas & raízes

Qualquer protetor hepático é bem-vindo: chás de dente-de-leão, boldo, carqueja e artemísia, 3 xícaras ao dia; tinturas de dente-de-leão e de bardana, meio conta-gotas duas vezes ao dia.

homeopatia

Para quem está de mau humor, irritada, cheia de gases e com o intestino preso, Lycopodium é uma boa sugestão.
Mas se a moça fica de humor instável, ou triste e chorosa, com os olhos inflamados e o nariz escorrendo logo antes de menstruar, pode ser um caso de Pulsatilla. Em que dosagem? A critério da médica, como sempre.

Em caso de emergência, se você mesma tiver que decidir a dosagem, para ter segurança fique sempre nas baixas potências dos remédios: dinamizações de 3c a 6c no máximo, em doses de até 5 gotas ou 5 glóbulos de 2 em 2 horas.

Fonte: Só para Mulheres, da Sonia Hirsch – site: correcotia.com

E toda LUA CHEIA vamos tratar de algum assunto do UNIVERSO FEMININO- mandem as suas dicas!

Anúncios

6 responses to this post.

  1. Posted by Vilma on agosto 13, 2009 at 2:17 pm

    Legal, é exatamente assim como me sinto! Vou tentar seguir seguir as dicas para ver se melhora meu tormento na TPM. Obrigada a todos que se dedicaram a melhorar a vida dos outros com estes temas.

    Responder

  2. Posted by Ana Brito on abril 1, 2010 at 12:01 am

    Essa coisa de ficar navegando pela internet é um exercício bom, ainda mais quando consultamos páginas interessantes, como a do MERCADO ÉTICO, onde fiquei sabendo da existência desse blog. Imediatamente saí à procura. Estou encantada com a qualidade do trabalho aqui desenvolvido. PA RA BÉNS! E essa da LUA CHEIA! Hum… Beijos

    Responder

    • Oi Ana Brito,

      Super agradecemos o seu comentário e sua visita ao nosso Blog.
      Isso que nos faz entender porque passamos horas em frente à essa telinha!

      Por favor, sinta-se à vontade de nos comunicar onde podemos melhorar, dicas de cursos, eventos e etc.

      follow me: http://twitter.com/paginasverdes

      Responder

  3. Posted by Eliane Silva on fevereiro 17, 2011 at 10:45 pm

    Só quem sente é que sabe mesmo. Estou na tpm e, pra quem não sente, vai aí uma receitinha que acabei de escrever pra um amigo, pra TENTAR explicá-lo o que sinto:

    Pega todos os sentimentos ruins que é capaz de sentir, como angústia, nervosismo, medo, depressão, irritação, etc, e misture tudo e coloca no seu coração. Pronto, tpm de leve. Acrescente pessoas maldosas em volta. Agora tem tpm moderada. Por fim, junte o tdah – transtorno de déficit de atenção e hiperatividade – (impulsividade aumenta ao máximo, ansiedade tb), a insônia e a carência. Pronto!!!! Tpm das bravas!

    Pomei, da lista aí eu não tentei a homeopatia nem o suplemento, preciso investigar um tratamento. Bom ler essa postagem pra me lembrar dos tratamentos alternativos; em alguns momentos acabo me esquecendo, mas é o tipo de coisa que não podemos esquecer: bons hábitos…

    Abraços.

    Responder

  4. Posted by Giselle on março 3, 2011 at 3:31 pm

    Ah…esse assunto é muito importante!!!!Muito grata!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: